Notícia: Pequisa “Quem somos. A magistratura que queremos” indica Humberto Theodoro Junior entre os cinco juristas mais acionados pelos juízes.

COMPARTILHE

Em novembro de 2018, AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros concluiu  a pesquisa feita com os magistrados brasileiros, ativos e inativos, bem como os ministros dos Tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal. A divulgação do resultado da pesquisa "Quem somos. A magistratura que queremos" foi divulgada dia 11.02.2019. 

No tópico destinado a fundamentação da decisões judiciais, a pesquisa tinha como finalidade conhecer “o conjunto de autores mais comumente acionado pelos juízes.  A questão 62 solicita que os magistrados indiquem três juristas que consideram referência  importante para o Direito brasileiro. Os 20 nomes mais citados foram dispostos em ordem alfabética e dessa lista foram extraídos os cinco juristas mais lembrados pelos juízes de 1º e de 2º graus. Entre os juízes de 1º grau, foram mencionados, nesta ordem: Pontes de Miranda, Luis Roberto Barroso, Guilherme de Souza Nucci, Humberto Theodoro Júnior e Fredie Didier. Entre os de 2º grau, também Pontes de Miranda assume o primeiro lugar, tendo Nelson Hungria e Luis Roberto Barroso empatados na posição seguinte, seguidos por Humberto Theodoro Júnior e Hely Lopes Meirelles.”

Para acessar a pequisa completa: http://www.amb.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Pesquisa_completa.pdf

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES